02/03/2009

Mídia e Espetáculo

Tomei conhecimento do caso da inglesa Jade Goody que participou da terceira edição do Big Brother britânico e no confinamento descobriu que sofria de câncer. A inglesa aproveitou o momento de exposição e resolveu se expor ainda mais fazendo de sua agonia final mas um show.

A inglesa tem liberdade de fazer da vida dela o que quiser. A mídia não. Neste caso não houve mais um reality show, mas sim um espetáculo nada instrutivo para o público. A mídia tem responsabilidade na formação de cidadãos, é formadora de opinião e neste caso passou dos limites. A mídia britânica mostrou estar interessada somente no espetáculo do show.

A responsabilidade da mídia aqui é mostrar uma realidade de uma vida terminal de uma pessoa que não foi bom exemplo. Jade Goody quando estava no BB britânico bebia demais era desbocada e falava “abobrinhas”. Depois da descoberta de seu estado terminal do câncer ainda quis tirar proveito disso faturando encima algum dinheiro. Mais parece um espetáculo dos horrores. Mas com certeza é o espetáculo do vazio, do nada.

Está na hora de acordarmos para este tipo de show e não dar mais audiência para este tipo de exploração. Eu já faço a minha parte, não assistindo ao Big Brother. Não é nenhum boicote contra a Globo e nem contra o programa, é que pra mim o programa é fofoca pura. Não consigo ver graça mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manda ver!