12/11/2009

Barraco Globo X Record




Globo impede Record de entrevistar secretário de Minas e Energia (SERÁ??)

NÃO SERIA O CONTRÁRIO ......

RECORD IMPEDE GLOBO DE ENTREVISTAR O SECRETÁRIO DE MINAS E ENERGIA

Caso - Repórteres da Record e Globo discutem para ver quem vai entrevistar o Secretário de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, em frente ao Ministério em Brasília depois do apagão na noite de 10 de novembro de 2009, quando parte do país ficou sem luz.

A repórter da Globo estava se preparando para entrar ao vivo quando surge a repórter da Record tentando entrevistar o secretário.

Comentário - Quem é da imprensa sabe que os links aos vivos são marcados previamente com as assessorias de imprensa. Portanto se a Record tinha marcado, como afirma o assessor no video, para depois da outra emissora, tem de respeitar o horário. Do contrário é falta de ética, e não, como quis demonstrar o apresentador do "Hoje em Dia" da Record, um desserviço à população. O apresentador argumentava que o secretário estava "a toa", enquanto podia estar esclarecendo a população sobre o apagão.

O apresentador criou um total constrangimento para sua repóprter. Insistia no erro. Mesmo todos querendo saber o motivo do apagão, não é motivo para atrapalhar o trabalho dos outros. Pra mim foi bola fora da Record, faltou ética e profissionalismo.


Discussão - No meio jornalístico também há uma richa entre repórter e assessor de imprensa. Já trabalhei nos dois lados. O que posso dizer é que repórter sem informação não adianta de nada, mas também deveria lembrar que é o assessor quem marca a entrevista. E neste caso, a Record marcou uma tremenda bola fora, pois que pode ter suas "exclusivas" um bom tempo na geladeira ou, até, barradas para sempre. O que não é legal, porque o repórter precisa da informação e o assessorado depende da imprensa para "vender" seu peixe.

Para o leigo, para quem é de fora da imprensa, o apresentador da Record força uma barra para que se entenda que o secretário estava parado, a toa, enquanto podia estar presntando um serviço à população. Mas o que o telespectador tem de saber é que existe vários profissionais envolvidos no processo de colocar uma matéria ao vivo no ar. E interroper o trabalho do outro não é legal. Pra mim é falta de educação mesmo.

E só pra encerrar.... quero lembrar que privilégio e respeito se conquista. Não é forçando a barra que se consegue. Fica aqui meu recado.
assista ao video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

manda ver!